
Free TibetO mundo acompanha sangrenta batalha para que o mundo boicote as Olimpíadas de Pequim. O regime imposto pela China aos monges tibetanos, não reconhecendo sua liberdade e soberania, ecoa pelo mundo na voz do Dalai Lama. Este, infelizmente, declarou que aceitava o conceito do Tibet como estado autônomo chinês. Ontem declarou que os enfrentamentos que o mundo acompanhou nesta semana não são articulados ou encorajados por ele. Ameaça renunciar para findar a violência. Covardia ou nobreza, preferindo a opressão à morte de milhares de pessoas?
O mundo deve comparecer em peso com suas delegações, pois ninguém liga para isso... Ninguém boicotou as outras Olimpíadas! Até mesmo sob o jugo de Hitler uma competição daquele porte realizou-se e a resposta ao mundo e ao füher veio nas pistas do atletismo, com negros desafiando a Teoria Ariana.
O esporte nos revela muitas surpresas. Gritos muito mais agudos e estridentes do que pancadarias em praças públicas (isso se contarmos com atletas e não aqueles que envergam o uniforme brasileiro, principalmente no futebol... meros escravos do dinheiro).
* * *Gilberto Gil há muito demonstra afeição por Bob Marley. Ontem escreveu um artigo para O Globo® sobre os 63 anos do cantor rastafari, que cultuava a idéia do 'retorno às origens' ou 'redenção negra', mas se espelhou num ditador africano que comia plebeus no café-da-manhã.
Já o nosso Gil, é pura inépcia/inércia no Ministério da Cultura. Sombra e água fresca... nada de realce...